top of page

Entrevista de Dr. Rômulo Bioza a Radio Record em 29/05/2018

Se você não conseguiu acompanhar em tempo real a entrevista de Dr. Rômulo a Radio Record, veiculada em 29/05/2018 ás 7:55h, confira agora mesmo!

O tema discutido foi "Geração NEM NEM" :

Brasil notícias Acompanhe a partir de agora as principais notícias do Brasil e do mundo

Geração NEM NEM, cresce o número de jovens entre 15 e 29 anos que não estudam nem trabalham. Em entrevista ao Brasil notícias, coordenadora do estudo comenta resultado.

Segundo dados da pesquisa nacional por amostra de domícilios contínua divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017 o Brasil tinha 48 milhões e meio de pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Mas, 11 milhões e 100 mil delas não trabalhavam e também não estavam matriculadas em uma escola, faculdade, curso técnico de nível médio ou de qualificação profissional. Um crescimento de 5,9% em relação a 2016.

A coordenadora da pesquisa, Marina Águas, comentou o resultado:

"Houve uma queda dos grupos que tem a ver com ocupação né?! E aí essa queda, esse grupo de pessoas, acabou aumentando o grupo que não trabalha e nem estuda. No momento econômico que o país está vivendo, em geral já tem impactado ao longo das divulgações trimestrais, a questão da ocupação. E isso é sentido com relação a redução da ocupação e também do estudo, que acaba essas pessoas indo pra situação de não estudarem e não trabalhar".

Essa geração de jovens que não estudam e nem trabalham é chamada de Geração NEM NEM. Para o médico psiquiatra, o Dr. Rômulo Bioza, especialista em desenvolvimento humano, o resultado da pesquisa gera preocupação:

"A Geração NEM NEM representa 25% dos 45 milhões de jovens entre 15 e 29 anos, e essa geração que não deseja estudar e vive sem trabalho expressa uma parte da sociedade que revela um status da educação equivocado. A educação é para a vida e não se destina somente para ganhar a vida. A educação é o processo de esculpir a personalidade humana. Nós precisamos acreditar que o homem deve tornar-se realmente um grande e o maior conhecedor de si mesmo, para que ele possa dominar o ambiente em que ele vive. Mas nós não vemos isso acontecendo hoje em dia, ao contrário, vemos o caos completo e a desintegração na sociedade. A raiz do problema é a constante ausência de unidade nos pensamentos, palavras e ações do homem. O homem pensa mas fala outra coisa e age de uma forma totalmente diferente. Como então restaurar essa grandeza na educação? Pois ela tem um grande e um importante papel a cumprir."

Outro ponto citado pelo médico psiquiatra é que as características dos NEM NEM se mantém com o tempo e a educação é o melhor caminho para resgatar esses jovens ou prevenir que outros façam parte dessa estatística:

"As consequências da Geração NEM NEM, ou o que essa geração já vive na verdade, são extremamente negativas infelizmente, na medida em que essa população de jovens não tem perspectiva de uma vida melhor. Eles acabam desenvolvendo um padrão mental negativo em relação aos seus próprios desejos, às suas próprias vontades de crescimento. E isso de certa forma é retroalimentado pela família e pela sociedade. Na verdade a educação é um banco onde a nação desconta o seu cheque cada vez que precisa de cidadãos talentosos e honestos. Então, como poderemos imaginar 11, 12, 15 milhões de jovens - e esse número vem aumentando - sem educação? Como encontrar, como estimular nesses jovens que eles desenvolvam seus talentos? Isso acaba se tornando muito difícil. E então, a educação atual tem feito desses jovens e do homem em geral, uma espécie de escravo de seus próprios sentidos, aonde acabam os jovens e adultos jovens sendo incapazes de dominar a si mesmos. Então necessitamos direcionar as metas da educação para que a educação desenvolva no homem um ser integrado. Redirecionar as metas da educação significa, antes de mais nada, olhar para a educação e abandonar os valores baseados em números e estatísticas e retomar os valores educacionais baseados na naturalidade do ser humano, ou seja, quais são os valores mais importantes para um ser humano? Para um jovem? O amor, a gentileza, a ação correta e a não violência. Esses sim são valores que levam o jovem a desenvolver a resistência emocional, a perseverança em seu estado de espírito e a coragem para enfrentar os desafios da modernidade, da sociedade, de um estudo, de um trabalho. É o que espero e realmente acredito que temos condição plena de realizar em nossa sociedade, no Brasil."

Você ouviu mais um boletim informativo na Rede Aleluia, Brasil notícias.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page